Eventers Lab & G+ Games (ELG+)
Olá, se você já é cadastrado no nosso fórum, faça seu login, se ainda não é, não perca tempo! Cadastre-se já!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olá, se você já é cadastrado no nosso fórum, faça seu login, se ainda não é, não perca tempo! Cadastre-se já!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» 2 Players no jogo (Backup RMB)
Como escrever um verdadeiro roteiro? EmptyDom Jul 31, 2011 5:39 pm por Rodrigo Vernaschi

» Chamar Bote
Como escrever um verdadeiro roteiro? EmptyDom Jul 31, 2011 5:16 pm por Rodrigo Vernaschi

» Caixa de Texto Acima do Personagem
Como escrever um verdadeiro roteiro? EmptyDom Jul 31, 2011 4:56 pm por Rodrigo Vernaschi

» Auto-Tile Speed
Como escrever um verdadeiro roteiro? EmptyDom Jul 31, 2011 4:49 pm por Rodrigo Vernaschi

» Apresentação Antes do Title
Como escrever um verdadeiro roteiro? EmptyDom Jul 31, 2011 4:35 pm por Rodrigo Vernaschi

» Anti-Hack System (Silver Link/Gold Link)
Como escrever um verdadeiro roteiro? EmptyDom Jul 31, 2011 4:26 pm por Rodrigo Vernaschi

» Anti Hack (AMIGO X)
Como escrever um verdadeiro roteiro? EmptyDom Jul 31, 2011 4:19 pm por Rodrigo Vernaschi

» Ajustar Volume Durante o Jogo
Como escrever um verdadeiro roteiro? EmptyDom Jul 31, 2011 3:58 pm por Rodrigo Vernaschi

» Músicas e poemas
Como escrever um verdadeiro roteiro? EmptyQua Out 20, 2010 8:19 pm por Memories

Como escrever um verdadeiro roteiro?

2 participantes

Ir para baixo

Como escrever um verdadeiro roteiro? Empty Como escrever um verdadeiro roteiro?

Mensagem por Rodrigo Vernaschi Sáb Fev 28, 2009 7:46 pm

Como escrever um verdadeiro roteiro?
Por R. O. Vernaschi

Você criador de games já deve ter pensado nisso, se sabe o que é roteiro. Se não sabe, eis aqui aquele que abrirá seus olhos para esta arte.

1 – O QUE É UM ROTEIRO?

Um dia eu vi esta palavra roteiro e me perguntei: “Que po$@ é essa?” (bom, naquele tempo eu ainda falava palavrões), então pesquisando e pensando o que seria um roteiro, eu pude perceber que isso é nada mais nada menos que um guia.

Guia? Como assim? É simples, quando você tem uma equipe nas mãos, você tem a responsabilidade de guiá-la e, por experiência própria, é muito difícil. Se você não tiver algo que mostre o caminho a seguir, não tem jeito, o projeto vai ficar só na idéia e não vai sair nada.

Neste tópico irei usar o exemplo do cinema, que é o exemplo que chega mais perto do game.

No cinema, temos toda uma equipe para poder criar o filme. Nessa equipe temos os diretores e atores. Vamos supor que você é o responsável por coordenar esta equipe: como você irá mostrar o que acontece numa cena? Como o ator saberá como agir naquela situação? Você não vai simplesmente estar ao lado de cada um deles explicando o que eles devem fazer. Por isso, você deve criar uma espécie de guia que mostre ao diretor como será aquela cena. LEMBRANDO: você não é o diretor, você é roteirista, por isso, não diga o que o diretor deve fazer, apenas apresente a situação para que ele possa agir do modo dele sem fazer a coisa errada. O mesmo serve para os atores, não diga a eles como eles devem agir a todo o momento.

O roteiro também serve para mostrar eventos, ações como: “João levanta-se e vai até a porta”. Também pode dar ângulos de câmera, mas aí podemos estar invadindo o espaço do diretor, que pode coordenar isso muito bem, senão melhor.

2 – PARA QUÊ USAR UM ROTEIRO?

Todos nós sabemos que quanto mais organizado, melhor. Vejo por aí hoje, muitas pessoas que fazem algo e diz que é roteiro. Existe um tópico de avaliação de roteiros onde eu ajudo nas avaliações, em que o pessoal pede para avaliar os seus, mas sempre que eu vejo, roteiro para avaliação, quando entro, é apenas a história do jogo. Não confunda História (ou Estória), com roteiro, são duas coisas diferentes.

Numa história, você pode resumir toda uma idéia e conta-la sem maiores detalhes, ou pode fazer como nos livros do Harry Poter (é assim que se escreve?) em que sabemos até a calcinha que a empregada ta usando, de tantos detalhes. Numa história você pode ser diretor, figurinista, câmera e tudo mais.

Num roteiro, tudo age de uma forma diferente. Nele você o separa em cenas e atos. Existem vários modos de se fazer um roteiro, mas como tudo, há um padrão específico para que os autores não se percam na hora de fazer seus roteiros. Mas afinal, para que fazer um roteiro? Um roteiro serve para organizar a história, nela você tem todos os eventos, ações e diálogos que acontecem na história. Ali você pode dar dicas ao diretor (apesar de meio inútil, já que o diretor sabe o que faz), você pode indicar um som que pode acontecer naquela cena. Enfim, tudo pode ser mostrado no roteiro, assim sua equipe pode montar um trabalho muito melhor e mais fácil, com mais qualidade e eficácia na hora de montar o projeto. Lembre-se, o vento levou teve um roteiro e se tornou o maior clássico dos cinema, dono da maior bilheteria do planeta (me corrijam se estiver errado). Sem um roteiro, não iria se tornar nem se quer um filme.

3 – COMO CONSTRUIR UM ROTEIRO?

Uma história tem o seu jeito de ser construída, parágrafos, travessão antes de diálogo, etc. O roteiro também. Ele é como a poesia, diferente da história, a estrutura é outra, mas se conta quase do mesmo jeito, com algumas diferenças. O modo correto de se fazer um roteiro, amador pois pode conter erros, é como o exemplo abaixo:

FADE IN

INT. CASTELO SOMBRIO - SALÃO REAL - MANHÃ

O Conde Edmond Sant Louis espera por seus soldados que foram abrir o portal da morte.

EDMOND SANT LOUIS

Mas será possível!?

Onde estão aqueles estúpidos?

Um soldado entra no Salão Real para dizer ao seu mestre as últimas notícias,

ele parecia ancioso e assusstado, então ele ajoelha-se aos pés do Conde.

SOLDADO

Senhor Conde! O portal foi aberto!

Os monstros saíram e mataram toda a minha tropa!

EDMOND SANT LOUIS

(Sorrindo)

Exelente! Saiu tudo como o

planejado. O soldado não entende

porque o Conde está feliz.

SOLDADO

Mas senhor...

EDMOND SANT LOUIS

Traga o capitão do exército

monstro aqui, agora! O soldado

não exita e vai correndo fazer

o que o Conde manda.

CUT TO

Para analisarmos melhor, temos que saber o que é cada parte desta cena (a primeira cena do meu próximo game).

Se analisarmos, temos a primeira linha da cena: “INT. CASTELO SOMBRIO - SALÃO REAL – MANHÔ, este é o cabeçalho da cena, ou seja, aqui se coloca o local onde a cena acontece, INT. para interior e EXT. para exterior, depois onde acontece, CASTELO SOMBRIO, se quisermos podemos acrescentar um local específico, SLÃO REAL e mais opcional ainda, o momento, MANHÃ. SEMPRE devemos colocar o cabeçalho todo em letras maiúsculas.

Depois temos a segunda linha, que pode ser chamada de ação: O Conde Edmond Sant Louis espera por seus soldados que foram abrir o portal da morte. – Esta é a ação, a primeira coisa que acontece na cena.

Depois o primeiro diálogo:

EDMOND SANT LOUIS – Dê três tecladas no TAB para deixar alinhado dessa maneira, sempre em letra maiúscula o nome do personagem.

Mas será possível!? – Aqui dê duas tecladas do TAB.

Onde estão aqueles estúpidos? – Termina o diálogo.

Num determinado diálogo vemos esta situação:

EDMOND SANT LOUIS

(Sorrindo) – Duas teclas TAB e dois espaços, este é o Parenthetical.

Excelente! Saiu tudo como o

planejado. O soldado não entende

porque o Conde está feliz.

O parenthetical, como é chamado, é usado para indicar pequenas ações dos personagens, mas não se esqueça, dê ordens, mas não queira dar uma de diretor ou ator. Neste caso, isso indicou que o personagem Edmond Sant Louis (o vilão da minha história), sorri enquanto faz aquele diálogo.

No final, tudo que temos é um CUT TO que ninguém sabe para que serve. Ele indica a transição de uma cena, alguns roteiristas preferem colocar o cabeçalho logo abaixo sem isso, mas eu prefiro usar para ficar mais organizado.

Agora me perguntam, para que aquele maldito FADE IN no começo? Ele indica, nada mais nada menos, que o começo da história, ou filme. No final também devemos colocar FADE OUT para indicar fim do game ou filme.

No final, sempre lembre-se de escrever usando COURIER NEW, isto é padrão dos roteiros.

FUI!!!
Rodrigo Vernaschi
Rodrigo Vernaschi
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 113
Respeito às regras : Como escrever um verdadeiro roteiro? 111010
Premios : Como escrever um verdadeiro roteiro? Medal_gold_3: 0 Como escrever um verdadeiro roteiro? Medal_silver_3: 0 Como escrever um verdadeiro roteiro? Medal_bronze_3: 0
Reputação : 3
Pontos : 251

Ficha do personagem
Raça: Humano
Nível Maker: Experiente
Mensagem Pessoal: Leiam as regras!

https://eventerslab.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como escrever um verdadeiro roteiro? Empty Re: Como escrever um verdadeiro roteiro?

Mensagem por TAXD Dom Mar 01, 2009 12:12 am

Excelente tutorial, deveria publicar na maker brasil, caso não o tenha feito ^^
TAXD
TAXD
Iniciante
Iniciante

Número de Mensagens : 43
Premios : <br>Como escrever um verdadeiro roteiro? Medal_gold_3: 0 Como escrever um verdadeiro roteiro? Medal_silver_3: 0 Como escrever um verdadeiro roteiro? Medal_bronze_3: 0
Reputação : 4
Pontos : 68

Ficha do personagem
Raça: Meio Elfo
Mensagem Pessoal: Roteirista quase Eventer

http://www.tempestadesombria.site50.net

Como escrever um verdadeiro roteiro? Empty Re: Como escrever um verdadeiro roteiro?

Mensagem por Rodrigo Vernaschi Dom Mar 01, 2009 12:27 am

Olá caro amigo TAXD, muito obrigado! E na verdade eu já publiquei sim! Eu acho que ficou meio esquecido ^^

FUI!!! (E BEM VINDO AO FÓRUM)
Rodrigo Vernaschi
Rodrigo Vernaschi
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 113
Respeito às regras : Como escrever um verdadeiro roteiro? 111010
Premios : Como escrever um verdadeiro roteiro? Medal_gold_3: 0 Como escrever um verdadeiro roteiro? Medal_silver_3: 0 Como escrever um verdadeiro roteiro? Medal_bronze_3: 0
Reputação : 3
Pontos : 251

Ficha do personagem
Raça: Humano
Mensagem Pessoal: Leiam as regras!

https://eventerslab.forumakers.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo