Eventers Lab & G+ Games (ELG+)
Olá, se você já é cadastrado no nosso fórum, faça seu login, se ainda não é, não perca tempo! Cadastre-se já!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eventers Lab & G+ Games (ELG+)
Olá, se você já é cadastrado no nosso fórum, faça seu login, se ainda não é, não perca tempo! Cadastre-se já!
Eventers Lab & G+ Games (ELG+)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» 2 Players no jogo (Backup RMB)
Faça sua estória evoluir, depois pense em seu jogo EmptyDom Jul 31, 2011 5:39 pm por Rodrigo Vernaschi

» Chamar Bote
Faça sua estória evoluir, depois pense em seu jogo EmptyDom Jul 31, 2011 5:16 pm por Rodrigo Vernaschi

» Caixa de Texto Acima do Personagem
Faça sua estória evoluir, depois pense em seu jogo EmptyDom Jul 31, 2011 4:56 pm por Rodrigo Vernaschi

» Auto-Tile Speed
Faça sua estória evoluir, depois pense em seu jogo EmptyDom Jul 31, 2011 4:49 pm por Rodrigo Vernaschi

» Apresentação Antes do Title
Faça sua estória evoluir, depois pense em seu jogo EmptyDom Jul 31, 2011 4:35 pm por Rodrigo Vernaschi

» Anti-Hack System (Silver Link/Gold Link)
Faça sua estória evoluir, depois pense em seu jogo EmptyDom Jul 31, 2011 4:26 pm por Rodrigo Vernaschi

» Anti Hack (AMIGO X)
Faça sua estória evoluir, depois pense em seu jogo EmptyDom Jul 31, 2011 4:19 pm por Rodrigo Vernaschi

» Ajustar Volume Durante o Jogo
Faça sua estória evoluir, depois pense em seu jogo EmptyDom Jul 31, 2011 3:58 pm por Rodrigo Vernaschi

» Músicas e poemas
Faça sua estória evoluir, depois pense em seu jogo EmptyQua Out 20, 2010 8:19 pm por Memories


Faça sua estória evoluir, depois pense em seu jogo

Ir para baixo

Faça sua estória evoluir, depois pense em seu jogo Empty Faça sua estória evoluir, depois pense em seu jogo

Mensagem por Rodrigo Vernaschi Sáb Fev 28, 2009 7:39 pm

FAÇA SUA ESTÓRIA EVOLUIR, DEPOIS PENSE EM SEU JOGO


Por Rodrigo de Oliveira Vernaschi (R.O. Vernaschi - Painkiller)




Quem nunca pensou em uma estória e saiu por aí criando ela no rpg maker? Difícil achar alguém que não. Mas quem pensou numa estória e a evoluiu para que só depois, passasse para o maker? Aí também é difícil achar quem já fez isso.




Proposta: Ajudar os makers que ainda não sabem como podem melhorar suas estórias.
Dificuldade: 0-10 (depende, se você for bom em criar estórias, 0 se não, 10).
Créditos: RPG Maker Brasil pelo espaço de divulgação e eu (
Painkiller – Rodrigo) por TODO o tópico.







Capítulo 1 – Pense, desenvolva, evolua

Hoje temos pessoas que conseguem imaginar estórias em suas cabecinhas e que realmente ficam muito boas, mas não sabem como passá-la para o papel.
Comece pensando numa estória, mas apenas no conflito como: “Um mago que vai em busca de um cajado do poder”, já temos aí o começo.

Dicas: Já conhecemos os velhos clichês, alguns podem ser aplicados de uma forma bastante legal, mas não façam um jogo só de clichês, sabemos que alguns são fundamentais para a estória, mas outros chegam a ser ridículos.

Exemplo 1: “Mallaforth é um homem bastante sujo e vingativo, seu objetivo é dominar o mundo”. Totalmente clichê, mas se bem usado, pode vir a ser uma grande estória.

Exemplo 2: “Joãozinho acordou em sua casa pobre e se deparou com uma guerra gigantesca em seu pobre, velho e esquecido vilarejo. Um homem então olhou para ele e disse: Você é o escolhido para derrotar todo o mal!”. Pelo amor de Deus, não façam isso! Este é o tipo de clichê que não deve ser usado.


Agora voltemos naquele tema: “Um mago que vai em busca de um cajado do poder”. Pense agora como ele fará isso. Temos que desenvolver a estória, escrever sobre ela, fazer uma narrativa mostrando parte do que vai acontecer, se possível, tudo o que vai acontecer na estória. Quando era novato, já imaginava estórias fantásticas, mas não escrevia sobre elas e acabava criando um jogo onde eu não tinha toda a história preparada e acabava fazendo tudo ali na hora, o que é um grande problema.

Exemplo 1: Etorath era um mago velho e poderoso, um dia ele estava em sua sala pesquisando sobre assuntos de seu interesse, quando descobriu que ao norte da montanha perdida havia um cajado muito poderoso que poderia lhe dar infinita força e poder.
Apenas um homem que queria poder não é o suficiente, temos que colocar um porque: Por que ele queria aquele cajado?

Exemplo 2: Ele também era um homem solitário, vivia numa cabana ao sul de sua cidade. Quando mais jovem sua família foi morta numa guerra entre seu reino e o de Garathar. Desde então ele tenta achar uma forma de derrotar sozinho aquele reino vingando a morte de seus mais queridos chegados.
Agora respondemos aquela pergunta, o por que está respondido.


Mesmo assim, uma estória não pode ter apenas um personagem, então, mesmo que você faça toda a aventura do mago, você deve colocar personagens secundários na história, como: Um soldado que o ajuda em sua aventura, uma mulher que ele salva e acaba se juntando a eles, um elfo que estava perdido e sem memória que se juntou ao grupo para tentar recuperá-la.

Mesmo sem perceber, estamos evoluindo nossa estória. Começamos com apenas um conflito, ou uma frase que resumisse o objetivo do personagem principal. Agora já temos o porque de sua busca por aquele cajado e personagens secundários que farão parte da estória.

Há também aqueles personagens terciários, aqueles que participam só por alguns momentos da estória, ou não tem tanta importância.

Exemplo 1: Dennevor, capitão dos soldados do reino de Larth, partiu junto do mago em sua jornada, mas teve seu final trágico morrendo em uma das primeiras batalhas que travaram.

Exemplo 2: Jef é um jovem que perguntou ao mago sobre seu passado, mas o mesmo não respondeu. O jovem acabou indo embora e o mago ficou pensativo.

Há também aqueles que simplesmente servem para completar o cenário, como: um comerciante que vende itens preciosos, uma jovem que não sabe onde está sua mãe e a procura pela cidade, um cachorro que vive latindo para o velho da esquina, etc.

Dicas: Ao criar um personagem, procure pensar sobre sua história de vida, se for os principais e secundários, tente escrever sobre suas histórias, seu passado, fazer uma ficha completa sobre eles e o principal, uma descrição que possa mostrar ao leitor ou você mesmo, como o personagem seria.

Uma estória onde seguimos os mesmos objetivos o tempo inteiro, fica chata e entediante.
Somos humanos mas temos uma formidável mente (ao menos quem sabe usá-la) e por isso, temos capacidade de criar objetivos secundários (quests), se estiver escrevendo um livro, o mesmo acontece, se for um jogo, fica mais fácil ainda. Procure colocar missões secundárias em sua estória para que ela não fique tão chata.

Exemplo 1: Para chegar até a montanha o mago precisa de companheiros, mas para isso, precisa achá-los um a um e convencê-los a seguí-lo.

Exemplo 2: Uma ponte era o único caminho até a montanha, mas estava quebrada, faltavam pedaços de madeira para completá-la. Agora o grupo terá que procurar pedaços de madeira para conseguir reconstruir a parte quebrada da ponte.

Viu? Só aí já temos duas missões para o mago e seu grupo. Espero que tenham entendido.

Depois das quests uma coisa importante que deve ser posta em prática é a de decidir quais serão os cenários. Como assim? Aqueles que já assistiram senhor dos anéis percebeu que lá é a Terra-Média, mas aquele lugar não existe, foi totalmente criado, cada cidade, cada montanha, cada monstro, tudo mesmo. O que você deve fazer é pensar no mundo do seu game, cidades, raças que irão habitar, como as pessoas são, quais são os lugares mais perigosos, reinos e vilarejos. Assim você tem um controle muito maior de toda a sua estória e não precisa ficar imaginando tudo novamente e ás vezes até errando nas localizações de lugares.
Essa é uma dica importante, se você for bom desenhista, também aconselho a fazer storyboards, desenhar os níveis do jogo, cidades que serão jogadas, florestas, monstros, tudo. Como disse, assim você tem maior controle de sua estória sem confusão ou erros.

Capítulo 2 – AGORA PENSE NO SEU JOGO.

Depois de fazer tudo o que citei acima, escreva uma narrativa contando toda a sua estória e só depois de pronta, você pode começar a pensar em seu jogo. Separe os personagens, locais, níveis, monstros, mapas, quets e tudo mais. Organize um tópico que contenha todas estas informações, assim você pode se guiar facilmente enquanto cria seu jogo. Se o jogo parecer difícil demais, crie uma equipe, peça ajuda a makers experientes, tente não deixar um trabalho muito grande para apenas uma pessoa, mas tente sempre deixar o melhor possível. Não tenha vergonha de pedir ajuda aos mais experientes, afinal, todos temos que ajudar os outros.

Após fazerem isso, comece a coletar informações: como será o estilo de jogo, quais serão os scripts e sistemas, faces, windowskins, pense em tudo, não deixe escapar nada. Depois colete tudo o que precisa na internet para poder começar a criar seu jogo.

Se quiser há uma opção que você pode querer fazer para deixar seu jogo mais completo e fácil de se criar. Faça um roteiro! Se você não sabe o que é roteiro, no final colocarei alguns links que irão responder suas perguntas.

NÃO CONFUNDAM ROTEIRO COM HISTÓRIA!. Até hoje sinceramente, não ví sequer um roteiro neste fórum, isso porque as pessoas acham que podem criar uma estória e a chamar de roteiro. Para saber a diferença, use os links abaixo e verão!

http://www.rpgmakerbrasil.com/forum/...ama-13173.html
http://www.rpgmakerbrasil.com/forum/...nte-12752.html
http://www.rpgmakerbrasil.com/forum/...iro-13275.html


Espero que tenham gostado!

FUI!
Rodrigo Vernaschi
Rodrigo Vernaschi
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 113
Idade : 31
Localização : Mauá-SP
Respeito às regras : Faça sua estória evoluir, depois pense em seu jogo 111010
Premios : Faça sua estória evoluir, depois pense em seu jogo Medal_gold_3: 0 Faça sua estória evoluir, depois pense em seu jogo Medal_silver_3: 0 Faça sua estória evoluir, depois pense em seu jogo Medal_bronze_3: 0
Reputação : 3
Pontos : 251
Data de inscrição : 27/02/2009

Ficha do personagem
Raça: Humano
Nível Maker: Experiente
Mensagem Pessoal: Leiam as regras!

https://eventerslab.forumakers.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos